Sustentabilidade - a nova moda de comunicação

05-05-2021

A sustentabilidade entrou na ordem do dia e esta palavra tem acompanhado os últimos tempos, de tal forma, que se tornou um trunfo para empresas, políticos, produtos, organizações e todos os outros.

Estou com isto a dizer que está errado?

Claro que não, quando decidi formar-me em engenharia do ambiente disseram-me à chegada "esta será a profissão do futuro, hoje ainda não tem a visibilidade total, mas chegará o dia e vocês estarão na ordem do dia".

E o dia chegou, então temos uma grande responsabilidade em mãos, ajudar todos a compreender o que é efetivamente esta questão da sustentabilidade e como o podemos pôr em prática.

Deixem-me contar-vos uma coisa, eu não concordo muito com a questão da partilha de produtos, empresas, serviços sustentáveis. Sabem porquê?

Um dia disseram-me que a pesca da baleia era sustentável. O que acham sobre isto?

Sabem em quê que se baseavam? Disseram-me assim "Daniela, esta pesca é sustentável porque nós conseguimos garantir que hoje, para o ano e nos próximos 20 anos conseguimos fazer esta atividade aqui (no local X) com a forma de captura demonstrada".

Efetivamente até poderiam ter razão, eventualmente poderiam continuar a fazer aquilo sem a espécie entrar em extinção, mas não será esta questão mais profunda? É isto que a sustentabilidade ambiciona?

Acho que não e então, o que nós devemos interpretar quando ouvimos a palavra sustentável?

  1. A atividade Y é sustentável = a atividade Y pode ser feita regularmente sem entrar em rutura e sem a matéria prima entrar em rutura
  2. A atividade Y é sustentável = a atividade Y está em equilíbrio com os princípios de sustentabilidade, ou seja, respeita o ambiente, tem em conta os direitos humanos e sociais e está em equilíbrio financeiramente

Acham que estes dois tipos de uso da palavra é a mesma coisa?

Não, claro que não, e então torna-se muito importante estar atento e principalmente sermos verdadeiros connosco.

Quando falamos de sustentabilidade é fundamental sermos verdadeiros connosco. Sabemos que para uma atividade, um produto, ou o que quer que seja, sustentável, tem de respeitar o ambiente, a sociedade, todas as formas de vida, todos os materiais, o retorno económico, basicamente é fechar os olhos e pensar se esse produto esta em sintonia com a nossa verdade, se estiver está tudo bem.

E sabem porquê?

Porque quando começamos a aprender sobre sustentabilidade, ambiente, alterações climáticas, respeito pelas outras formas de vida, a nossa verdade altera-se. Nós mudamos em cada momento que aprendemos sobre estes temas e, neste sentido, a minha opinião muito pessoal é que comprem, façam, decidam em consciência com a vossa verdade, é a melhor forma de serem autênticos. Em simultâneo, vão explorando, aprendendo e logo logo, vão olhar para trás e ver o caminho de evolução percorrido.