Portugal

17-06-2020

Num ano marcado pelo COVID-19, o que vamos nós fazer com as nossas viagens?

Fácil, viajámos e conhecemos o nosso belo país, Portugal!

Decidi partilhar a minha lista de aldeias de Portugal que tenho de visitar de certeza até ser velhinha.

Estão aqui 27 aldeias, muitas mais existem, mas escolhi estas 27 como sendo para já a minha primeira escolha. Destas 27, já tive a oportunidade de visitar 10, ainda falta muito e posso dizer que este ano vou preencher muito esta lista. 

São João D'Arga

A minha aldeira preferida do meu concelho, Caminha. Tem um mosteiro espetacular, tem trilhos sem fim, riachos, cascatas, vida selvagem, gado, pastores, tradição, um centro de interpretação da Serra d'Arga um pouquinho acima na aldeia vizinha, .... ADORO!

Sabugueiro

Ui esta aldeia... ganhei o hábito de em Dezembro, logo a seguir ao Natal, passar aqui uns dias. É espetacular. A um passinho da torre (Serra da Estrela), com um cheiro na rua muito próprio a fumeiro, com as casas tao juntinhas e tão cheias de vida tradicional portuguesa, que ADORO sentar-me num banco e ver a vida a fluir, falar com as pessoas e aprender o que são os costumes dos mais velhos. Dentro da nossa Estrela, tem rio, tem neve, tem frio, tem calor, tem tradição, tem acolhimento, sei lá, é revigorante!

Drave

A aldeia mágica... A aldeia dos escuteiros (caminheiros)...

Fui caminheira e nunca consegui ir a Drave, foi preciso ser chefe para ter esse privilégio, mas como descrever? Difícil...

Tem céu, um céu único estrelado, tem vida selvagem, tem paz, mas uma paz que não se encontra quase em lado nenhum, tem 1 pastora da aldeia vizinha, não tem habitantes, mas tem mágica, tem rio, tem biodiversidade e tem VIDA uma vida que não se vê, mas sente-se, é mágica!

Porto Covo

A aldeia da minha infância.

Mesmo juntinho a Sines, praticamente todos os anos da minha infância lá ia, à procura dos gelados espetaculares, das paisagens de cortar a respiração, das praias no fundo das arribas, da agua transparente e quentinha, da vida alentejana que tanto gosto, das casas brancas com uma risca azul, daquela vida de verão numa aldeia alentejana que é tão típica que até nos torna mais bonitos.

Aldeia da Luz

Um recanto. É a palavra indicada.

Uma aldeia que foi mudada de sítio na construção de uma barragem.

Tem uma vida tradicional com um toque moderno, dadas as novas construções. Tem um centro de interpretação da barragem do Alqueva que guarda muito bem guardada a história de um povo que outrora viveu à beira rio e agora parece que vive à beira mar com a dimensão da mancha de água que existe.