Mina de São Domingos - Mértola

06-09-2020

Um visita à mina de São Domingos, no concelho de Mértola, no meio de uma serra de uma tranquilidade única.

Água contaminada - Set 2020 (Sem filtro)
Água contaminada - Set 2020 (Sem filtro)

Desde o século I que em São Domingos a tradição mineira existe. O solo era rico em cobre, ouro e prata e foi sendo explorado de forma artesanal pelos nossos antepassados.

Em 1858 os Britânicos, apoderaram-se desta zona e começaram a sua exploração em forma massiva, fazendo a lavra do minério (escavações) a céu aberto até 120 metros e com poços e galerias até 400 metros.

(Para perceberem, retiraram 120 de altura de solo da serra e furaram a serra em buracos até aos 400 metros de profundidade, o que era uma serra agora é um buraco!)

Nesta zona das imagens era retirado o minério que seguia para oficinas e zonas de acondicionamento onde posteriormente era encaminhado via ferroviário até ao porto de Pomarão. Aqui, era acondicionado em barcos que seguiam pelo Rio Guadiana com o minério.

Em 1965 (parece que foi ontem), o minério esgotou-se do solo. Sem minério, os ingleses abandonaram a mina, abandonaram a aldeia, entrando esta em decadência e ficando tudo ao abandono.

Estima-se que tenham sido explorados 25 milhões de toneladas de minério.

Esta mina tinha uma exploração de 20 km, pelas imagens pode parecer que apenas a zona do "buraco" era mina e que a área afetada era pequena, mas não! São 20 km de área de edifícios, linha férrea e agora, águas contaminadas!

O incorreto encerramento da mina, os constantes vandalismos e a passagem do tempo tornaram este empreendimento, outrora financeiramente rentável, num atentado ambiental. E porquê?

Porque vivem pessoas aqui, ao lado existe uma praia fluvial, as pessoas consomem água, planta-se nos terrenos onde é possível e acham que estas águas apenas causam impacto nas "lagoas" onde se encontram?

Em 2013 este conjunto de locais e infra-estruturas foi consagrado pelo governo português como "conjunto de interesse público", daquilo que vi e perguntei, estão a ser feitos esforços para minimizar os impactos e começar a recuperar a zona, mas porque é preciso esperar 55 anos para isto acontecer? 

55 anos dá para imaginar o que já se passou por aqui com uma mina ao abandono?

55 anos em que a fauna (principalmente as aves) pousam junto desta água e talvez a bebam...

55 anos onde as pessoas que aqui vivem, viram a sua vida desaparecer, como eles diziam:

-Os ingleses tratavam muito mau os nossos mineiros, mas pelo menos sabiam que nós existia-mos e cuidavam da nossa terra, depois deles fomos abandonados aqui com esta água vermelha e tudo estragado

Praia fluvial mina de são domingos
Praia fluvial mina de são domingos

E agora só me vem uma pergunta à cabeça, é isto que vamos fazer na Serra d'Arga?

Não pelo ouro, pelo cobre ou pela prata, mas pelo lítio...

Sei que muitos vão dizer "e de onde esperas que venha a bateria do teu telemóvel ou do teu computador?"

A minha pergunta é:

" Se somos capazes de ir à Lua e estamos a caminho de Marte, não seremos nós capazes de arranjar uma tecnologia alternativa para o lítio, ou então, uma outra forma de o extrair?"

Pensem nas nossas pessoas, na nossa serra, na nossa água, na nossa fauna e flora, no nosso ar, será que vale tudo?

Tenho dúvidas...

Para subscreveres a newsletter de sustentabilidade ao dia 15 de cada mês, visita a página principal ou os contactos.